sexta-feira, 27 de junho de 2008
Saiba mais sobre a Microsoft
A história da Microsoft remete a juventude de Bill Gates, ainda na escola técnica de Lakeside, onde ele conheceu o amigo Paul Allen.
Depois da formatura Lakeside, em 1973, Gates foi aceito na Universidade Harvard. O primeiro projeto de Gates e Allen foi uma proposta de sistema operacional para o Altair 8800, um dos primeiros PCs da história, fabricado pela companhia MITS.
Divulgação
Funcionários originais da Microsoft posam para foto tirada em 1978, pouco antes de a empresa se mudar de Albuquerque para Redmond
Gates e Allen elaboraram o projeto, mas sofreram com a concorrência de um outro grupo, chamado Homebrew Computer Club. Por trás do Homebrew estavam nomes como Steve Jobs e Stephen Wozniak.
Receoso da negociação, Allen viajou até Albuquerque, no Nove México, onde convenceu os lideres do MITS com suas idéias. Admirados com o projeto da dupla,os executivos da empresa acabaram nomeando Allen vice-presidente e diretor da divisão de softwares. Gates se juntou a Allen em Albuquerque em 1975 para formar a Microsoft.
Porém, o grande salto da empresa ainda estava por vir. Em 1980, após já ter nomeado o colega de faculdade Steve Ballmer como gerente executivo --hoje Ballmer é executivo-chefe da empresa--, a Microsoft acerta um acordo para fornecer o sistema operacional das novas maquinas da IBM.
Em agosto de 1981, a IBM lança os computadores com o novo MS-DOS 1.0. Na época, a Microsoft possuía 128 funcionários e um rendimento de U$ 16 milhões.
Apesar do sucesso, a companhia sofre uma baixa importante em 1983, quando Allen é diagnosticado com uma espécie de câncer caro. Apesar de curado, ele nunca mais voltaria a trabalhar integralmente na empresa.
A Microsoft lançou a primeira versão do Windows em 1985 --os lucros atingem U$ 140 milhões e o numero de empregados salta para 910. No ano seguinte, a empresa abre seu capital na bolsa, com as ações passando de U$ 21 para U$ 28 logo no primeiro dia.
Em 1989, o conjunto Office é lançado, seguido pelo Windows 3.0, que chega ao mercado no ano seguinte.
A partir daí, já estabelecida e se consolidando como uma gigante dos softwares, a empresa começa a sofrer seus primeiros revezes, passando a se preocupar com disputa judiciais e acusações de monopólio. A empresa sofreu em 1991 seu primeiro processo por quebra das leis anti-trustes no FTC (Federal Trade Commission, o equivalente ao Cade --Conselho Administrativo de Defesa Econômica no Brasil).
Em 1995, Gates revela que os novos caminhos da Microsoft serão direcionados para a internet. No mesmo ano, a empresa lança o Windows 95 e os serviços on-line do MSN. As novidades geram um aumento de 58% nos lucros da empresa.
No ano de 2000, após a quebra da bolsa eletrônica Nasdaq, o valor da Microsoft se mantém na casa dos U$ 229 bilhões. As acusações de monopólio endurecem por parte do governo norte-americano, porém, não alteram a estrutura da empresa.
Atualmente, a Microsoft possui 78,5 mil funcionários, distribuídos por mais de cem paises.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário