sábado, 7 de junho de 2008

Nova apropriação do espaço urbano

Fonte:youtube



Com relação ao textos estudados em sala na segunda unidade sobre temas como cibercultura e ciberespaço , encontrei um vídeo muito interessante com trechos sobre o assunto discutido pelo professor André Lemos.
No vídeo ele começa falando sobre como a mídia altera a concepção de espaço urbano. Chama atenção para o território informacional e mídias locativas.
A área de comnicação se preocupa muito com os procesos urbanos mas não há nenhuma preocupação estruturada com relação aos impactos tecnológicos , sobretudo com as tecnologias móveis que causam hoje grandes mudanças na constituição do espaço.
A nova maneira de leitura e escrita de espaço a partir dessas novas tecnologias é o que está em jogo.
E ao final, identifica um paradoxo, que ele chama de "paradoxo radical": A emergência de outras formas de conexão , principalmente com instrumentos móveis e de tecnologias sem fio, onde quanto mais estamos desplugando aparelhos e permitindo uma conexão em mobilidade mais estamos nos enraizando em práticas do novo espaço (físico).
Esta questão também envolve o assunto abordado na palestra do Fernando Milani dia 20 de maio, revelando que apropriação de vídeos e fotografias produzidos por estes aparelhos é cada vez mais frequente.

Qunato mais as tecnologias nos levam a processos desterritorializantes no sentido de desplugar,poder acessar e emitir informações em mobilidade com dispositivos que hoje estão encarnados em um instrumento maior de convergência, os telefones celulares não são mais telefones celulares e sim dispositivos híbridos móveis.
A reapropriação do espaço urbano cria mobilidades.





Nenhum comentário: