FOLHA ON LINE
06/06/2008 - 17h36
Aeroportos dos EUA instalam equipamento que "vê" através das roupas
da Efe, em Washington
As autoridades de segurança aérea dos Estados Unidos anunciaram hoje que começaram a instalar em dez dos aeroportos mais movimentados do país scanners capazes de visualizar através das roupas das pessoas.
A TSA (sigla em inglês para Administração de Segurança no Transporte) disse que começaram a utilizar, de forma aleatória, os equipamentos de alta tecnologia em passageiros que transitam pelos aeroportos de Los Angeles (Califórnia), Baltimore (Maryland), Denver (Colorado), Albuquerque (Novo México) e no aeroporto J.F.K. de Nova York.
Nas próximas semanas, as autoridades da TSA vão instalar as máquinas em Dallas (Texas), Detroit (Michigan), Las Vegas (Nevada) e Miami (Flórida).
A idéia é fortalecer a segurança aérea mediante a detecção de armas de plásticos e cerâmica e de explosivos que conseguem burlar os detectores de metal.
A meta é que esses equipamentos substituam gradativamente os antigos detectores de metal nos 2.000 pontos de controle nos aeroportos da nação. Outro objetivo é eliminar a prática de revista, em que é necessário apalpar os passageiros.
Em declarações ao jornal "USA Today", James Schear, encarregado da TSA no aeroporto internacional de Baltimore, disse que se trata da "onda do futuro" no que se refere a segurança aérea. "Estamos começando a descobrir o que podemos fazer com a captação de imagens de corpo inteiro", afirmou o encarregado.
Segundo ele, as máquinas são tão precisas que olham através da roupa e podem captar não só o gênero do passageiro, mas até "as gotas de suor na nuca" do viajante.
A ACLU (União de Liberdades Civis dos EUA), que defende os direitos à privacidade, declarou acreditar que a medida pode inaugurar uma tendência ruim, e que os dispositivos podem passar a ser usados em qualquer lugar.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u409709.shtml
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário