quarta-feira, 9 de abril de 2008

Mil Vezes menor que o MP3

Fonte: Inovação Tecnologica

Pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova forma de compactação de músicas que reduz o tamanho do arquivo em até 1.000 vezes em relação a um arquivo MP3.

Quase perfeito

Os pesquisadores demonstraram a nova forma de compactação musical codificando um solo de clarineta de 20 segundos em um arquivo de apenas 1 Kbyte. A reprodução ainda não é perfeita, mas os pesquisadores afirmam estar chegando lá.
O programa por enquanto é específico para a clarineta, e se baseou em um estudo exaustivo da física do instrumento e do músico, incluindo a velocidade de movimento dos dedos e a força com que os lábios são pressionados a cada nota.

Clarineta virtual

Com estes dados, a equipe do professor Mark Bocko construiu tanto uma clarineta virtual - um instrumento virtual construído a partir das medições acústicas do ambiente real - quanto um músico virtual - neste caso um músico que toca apenas clarineta.
A seguir o programa elimina do som originalmente gravado todas as partes que não estão contempladas no modelo virtual, considerando que, se o músico e o instrumento somente têm seu comportamento alterado na velocidade com que os dedos e a boca do músico se movem, então o restante do som não deve ser essencial.
O resultado não é perfeito, embora represente de forma razoável o som original. Ouça o som original e o som compactado pelo novo algoritmo.

Um comentário:

Gabriel Salles Maia disse...

Para os ouvidos menos treinados talvez haja pouca diferença mas é evidente que estes arquivos comprimidos deixam muito a desejar em termos de sonoridade, creio que isso seja um erro terrível, optar pela quantidade ao inves da qualidade, é o que acontece com a fotografia por exemplo que ao passar para a era digital embora tenha facilitado o manejo em termos de visualização e de opções deixa muito a desejar no que se refere a qualidade veja-se a própria questão do ISO que ao inves de ter sua sensibilidade aumentada(isos menores que 100) tem sua sensibilidade diminuida (isos maiores de 1600)...
Uma pena que a tecnologia certas vezes evolua para o caminho errado.