quarta-feira, 23 de abril de 2008

Fazer o Imposto de Renda pela TV Digital já é uma realidade

(uma realidade para quem a TV Digital já é uma realidade. Ou seja, para quase ninguém...)

A empresa HXD iTV - criada para o desenvolvimento de aplicações destinadas para a TV Digital - assinou um acordo nesta terça-feira (22/04) em Brasília, com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação para disponibilizar através do Portal do Software Público, uma solução que já a partir de 2009, permitirá aos não-contribuintes, a opção de fazerem a declaração anual de isentos do pagamento de Imposto de Renda por meio da Televisão Digital.

Trata-se da primeira experiência de interatividade em TV Digital voltada para Governo Eletrônico (T-Government).Ela foi demonstrada nesta terça-feira, 22/04, para técnicos da SLTI e da Receita Federal pelo empresário Salustiano Fagundes, presidente da HXD iTV, durante a Mostra TIC 2008, que acontece na capital federal até esta quinta-feira (25).

"Com um controle remoto, o cidadão pode efetuar todas as operações de preenchimento da declaração de isento ao mesmo tempo em que assiste ao seu programa favorito na TV Digital", explicou Salustiano Fagundes.

Ele acrescentou que para pessoas não acostumadas aos teclados de um computador, a possibilidade de interagir com a Receita através de um simples controle remoto pode facilitar, e muito, a inserção das camadas de baixa renda nessa operação.

A solução, que será disponibilizada como software público e doada ao Governo Federal, foi desenvolvida em NCL, linguagem que pode ser executada pelos equipamentos que possuem o middleware "Ginga", criado para permitir a interatividade no Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre.

"A iniciativa surgiu porque queremos incentivar o uso efetivo da TV digital como ferramenta de T-government, levando serviços aos cidadãos. É importante que seja aproveitada a ampla penetração que a TV tem no Brasil para se promover ações de inclusão digital", destacou o presidente da HXD iTV.

O novo software deverá estar disponível no Portal Público do Governo a partir do próximo dia 31 de maio, tão logo sejam concluídos alguns ajustes para o pleno funcionamento com o Ginga. "A nossa expectativa é de que a partir de junho o Ginga já entre em operação com a capacidade para adotar algumas soluções de interatividade", destacou Salustiano.

Simplicidade

A solução é muito simples. O usuário na TV Digital não precisa sair do canal no qual está assistindo seu programa favorito para realizar a declaração de isento do Imposto de Renda. Basta apenas que ele use o controle remoto e clique no botão de "interatividade". Deste ponto, ele acessa a Receita Federal, a partir da colocação do CPF.

Em seguida, o usuário isento do IR passará a responder para o Fisco uma série de perguntas pré-programadas como, por exemplo, título de eleitor, data de nascimento, número de conta bancária ou de poupança, se é proprietário de veículo, de imóvel etc. Após responder as questões da Receita, o contribuinte já fez a sua declaração de isento e poderá armazenar os dados num computador.

As transmissões de TV digital aberta no Brasil tiveram início no dia 2 de dezembro do ano passado na cidade de São Paulo e, em 2008, deverá chegar em pelo menos mais duas capitais: Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Embora tenha começado sem interatividade nos receptores e sido alvo de críticas quanto aos preços dos equipamentos, a popularização da TV Digital, salienta Fagundes, será inevitável. "Nenhuma nova tecnologia começou barata e com muitos usuários. Foi assim com o celular e com os computadores", exemplificou o executivo.

"Isso é um processo gradual e acredito no barateamento dos conversores. Também acredito que o uso do Ginga será uma realidade mais cedo do que se imaginava e que já será possível fazermos alguns níveis de interatividade a partir do segundo semestre de 2008", completou Fagundes.

A HXD Interactive Television é a primeira empresa brasileira criada com foco exclusivo no desenvolvimento de soluções interativas para a TV digital e possui escritórios em Brasília, São Paulo e Natal.

Foi também a primeira empresa a tornar viável a transmissão comercial de uma aplicação interativa em sinal aberto no país em um evento promovido pela Caixa Econômica, em dezembro do ano passado, onde foi apresentada uma solução de simulação de crédito imobiliário pela tv.

A solução de Imposto de Renda foi demonstrada durante a abertura da Mostra de TIC 2008 em uma transmissão experimental, utilizando receptor comercial da Aiko com uma implementação customizada do Ginga-NCL feita pela Mopa Embedded Systems, empresa formada por ex-alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).


Fonte: Convergência Digital/ Luiz Queiroz

Nenhum comentário: