sábado, 26 de abril de 2008

Carros do futuro já estão nas ruas
Fonte: Uol

Os carros de hoje ainda não voam, mas já trazem recursos modernos que facilitam a vida na hora de dirigir. Conexão Bluetooth, detector de obstáculos e minigeladeira são algumas das novidades. Confira.


Chip informa quando trocar o pneu
Você não precisa mais se preocupar com a manutenção do pneu do seu carro. Um chip desenvolvido pela Goodyear é equipado com sistema de monitoramento eletrônico, o Tire IQ, que armazena e transmite informações sobre as condições de uso do pneu. Os dados vão para o software de controle de pneus Rodar System e atualizados em tempo real por GPS. O dispositivo já está à venda para pneus de veículos pesados, mas a fabricante já testa uma versão do produto para carros de passeio.

Dirija com Windows Mobile
O Fiat Punto vem equipado com Blu&Me da Microsoft. Esse software, baseado na plataforma Windows Mobile for Automotive, oferece ao motorista conectividade com celulares, smartphones e dispositivos de música digital. É possível, por exemplo, fazer ligações por voz ou botões de comando localizados no volante. As funções de áudio permitem ouvir as músicas armazenadas em dispositivos de áudio digital ou em chaves de memória. A conexão se dá via uma entrada USB localizada no porta-luvas do veículo. O sistema sai por R$ 500 e o kit completo, com volante, rádio e sistema, sai por R$ 4,1 mil.

Geladeira portátil
Esse acessório está disponível para o modelo Vectra Elite (2.0 8V e 2.4 16V) da GM (General Motors) e é voltado para grandes percursos ou trânsito engarrafado. A geladeira é instalada no banco traseiro e sua parte externa opera também como aquecedor de alimentos, como, por exemplo, mamadeiras. Funciona por meio da tomada de força ligada no acendedor de cigarros.

Estacione sem bater
Muitas fabricantes já oferecem modelos de carros com detectores de obstáculos, com sensores instalados nos pára-choques traseiro e/ou dianteiro. Bips sonoros são emitidos de acordo com uma freqüência que aumenta à medida que o veículo se aproxima do obstáculo, até chegar a um ruído contínuo a uma distância mínima. Modelos como o Vectra, da GM, e o C5, da Citröen têm o recurso. O carro alemão conta com uma tela multifunções que permite a visualização da manobra.

Piloto-automático
Deixar o carro no piloto-automático já não é mais coisa do James Bond. Fabricantes como Peugeot, Mercedez e Citroën já oferecem modelos com recursos de automatização, como 307 CC, Classe A e o C5. Com esse sistema, o motorista pode programar velocidades que deseja seguir num certo percurso sem operar o pedal do acelerador. Além disso, esses modelos vêm com um limitador de velocidade para estabelecer um parâmetro limite que não poderá ser ultrapassado, qualquer que seja a posição do pé no pedal do acelerador.

Multimídia sem fio
Outra tecnologia que já pode ser encontrada nos carros disponíveis no mercado é o Bluethooth. Para ouvir música ou fazer chamadas do celular já não é preciso fios. A Citroën e a Fiat oferecem kits que por meio do sistema de som do carro permitem ao motorista realizar ligações sem precisar de fones de ouvido. O dispositivo da Citröen sai por R$ 800. Já a Sony oferece o CD Player MEX-BT5100 para carros. Como o kit anterior ele pode ser conectado a celulares para a realização de chamadas com comando de voz. O MEX armazena até 50 contatos da agenda para o próprio aparelho de som e os exibe no display. Além disso, armazena e reproduz arquivos em MP3, WMA e Atrac3plus. O preço sugerido é de R$ 1 mil.

Carro que estaciona sozinho
Não, esse ainda não chegou ao mercado brasileiro, mas já é uma realidade. O sistema desenvolvido na UnB (Universidade de Brasília) já está em processo de patente e segundo seu criador, o professor Sadek Crisostomo Absi Alfaro, montadoras nacionais já manifestam interesse em introduzir a tecnologia em sesu veículos. “Muitas companhias no procuraram, mas pediram sigilo”. O professor garante que podemos esperar ver carros estacionando sozinhos nas ruas já em 2010. Os Jetsons que nos esperem.




Um comentário:

Gabriel Salles Maia disse...

Se mesmo em países altamente desenvolvidos tecnologicamente como Estados Unidos,japão e Alemanha esses novos adventos ainda não estão ao alcance de maioria dos seus cidadãos o que dirá países "periféricos" como o Brasil...esse fetichismo chega a ser ridículo certas vezes porque certas vezes uma nova tecnologia surge, uma nova ferramente é desenvolvida e não pode ser utilizada...um exemplo disso são as feiras mundiais de automóveis que exibem que carros que não estão a venda ou que só entrarão em produção cinco, dez ou as vezes muito tempo depois quando outras tecnologias já são desenvolvidas superando essas antigas...