quarta-feira, 30 de abril de 2008

Estudo mostra que realidade virtual ajuda dependente a superar vício

Fonte: Uol Tecnologia

Achei bem interessante, eles fizeram uma pesquisa com 40 alcoólatras para comprovar que o mundo virtual ajuda os dependentes a controlarem-se.


Pesquisa realizada pela Universidade Houston, nos Estados Unidos, mostra que a realidade virtual pode auxiliar as pessoas a superarem vícios pois, ali, é possível criar o "clima" necessário para um alcoólatra, por exemplo, aprender a dizer não.
O professor Patrick Bordnick estuda o uso de ambientes virtuais como ferramentas para o tratamento de vícios. Em um experimento, ele avaliou 40 dependentes de álcool que não se tratavam.
As pessoas, que vestiam um capacete para imergir no mundo virtual, foram guiadas por 18 minutos em ambientes que incluíam bebidas. A escolha de bebida de cada um foi inclusa nas cenas. Além disso, eles numeravam seu desejo e atenção à bebida. Após a experiência, todos foram entrevistados.
O estudo aponta que o metaverso é real o suficiente para intensificar os desejos dos viciados. A partir daí, é possível desenvolver habilidades de confronto e praticá-las nestes ambientes até que elas sejam úteis para a vida real.
Os ambientes virtuais têm cenários desafiadores: um bar, uma festa com convidados que bebem e fumam, uma loja que vende cigarros e bebidas alcoólicas e uma sala para fumantes.
Além disso, o estudo incluiu outra camada de realismo: um dispositivo spray coloca no ar os mesmos aromas do mundo virtual - como cheiro de fumaça e outros associados aos ambientes.
O estudo é patrocinado pelo National Institutes of Health, National Institute on Drug Abuse e pelo National Institutes for Alcohol Abuse and Alcoholism.

Nenhum comentário: