terça-feira, 8 de abril de 2008

Impressões digitais de DNA concorrem a prêmio de tecnologia

Terça, 8 de abril de 2008, 15h52

Espécie de Prêmio Nobel para a tecnologia, o Millenium Technology Prize deste ano será entregue em 11 de junho. Encabeçando a lista de indicados estão Alec Jeffrey, criador das impressões digitais de DNA, e David Payne, co-inventor de um amplificador óptico que transformou as telecomunicações.

Alec Jeffreys é um dos favoritos ao prêmio
Alec Jeffreys é um dos favoritos ao prêmio


Entre os outros concorrentes estão os colaboradores de Payne, Emmanuel Desurvire e Randy Giles, além de Robert Langer, pioneiro na área de biomateriais, e Andrew Viterbi, que trabalha com algoritmos aplicados às comunicações.

O Millenium Technology Prize é um dos mais respeitados prêmios de inovação tecnológica e é conferido a cada dois anos ao inventor de uma tecnologia que melhora significantemente a qualidade de vida humana, hoje e no futuro. O prêmio é concedido pela Academia Finlandesa de Tecnologia, uma fundação independente, administrada pela indústria finlandesa em parceria com o governo do país.

O vencedor será contemplado com um prêmio de 800 mil euros, enquanto os demais finalistas receberão 115 mil euros cada.

As duas edições anteriores do Millenium Prize foram vencidas por Tim Berners-Lee, criador da world wide web, e Shuji Nakamura, inventor dos LEDs (diodos de emissão de luz) branco, azul e verde, e do laser azul.


Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2733439-EI4802,00.html

Nenhum comentário: