domingo, 11 de maio de 2008

Cuba impede blogueira de ir a Madrid receber prêmio

Por Caio Andrade

Na semana passada, o jornal espanhol "El País" noticiou que a blogueira cubana Yoani Sánchez não poderá ir à Espanha receber o prêmio Ortega y Gasset de Jornalismo por empedimento do governo cubano. O prêmio na categoria jornalismo digital lhe foi conferido pelo seu trabalho com o blog Generación Y, onde narra a vida cotidiana dos morados daquele país comunista do ponto de vista de uma jovem que nasceu e cresceu nos anos 70 e 80.

O blog é publicado também em inglês e alemão e recebe visitas do mundo inteiro. Em um tom bastante crítico, os textos descrevem a situação econômica e social de Cuba e denuncia o controle do Estado sobre os meios de comunicação e a restrição de navegação na internet. O seu sucesso contabiliza, segundo o servidor alemão que o hospeda, mais de um milhão de visitas por mês.

Para sair de Cuba e ir ao evento de premiação, que é promovido pelo jornal "El País", como todo cubano que deseja ir ao extrangeiro, Yoani teve que pedir autorização ao governo, mas não obteve resposta. Essa situação, segundo a blogueira, seria um teste perfeito para comprovar se o projeto de abertura política anunciado pelo presidente Raul Castro é real. Então, por causa do desfecho da história, ela gravou um vídeo que será exibido na noite entrega do prêmio, e quem o receberá será um blogueiro cubano que vive na Espanha.

Recentemente, Yoani Sánchez ganhou ainda mais notoriedade ao ser incluída na 31ª posição da lista das pessoas mais influentes do mundo, publicada pela conhecida revista americana "Time".


Olvidan ellos que en el ciberespacio mi voz puede viajar sin límites, salir y entrar sin pedir permiso… No importa si mantienen retenido mi pasaporte. Desde hace un año tengo otro que en el acápite de nacionalidad exhibe una breve palabra: “blogger”.

Nenhum comentário: