Se o futuro do computador é a internet, 'cloud computing', ou 'computação nas nuvens', é o conceito deste futuro.
Dessa forma, o PC será reduzido apenas a um chip ligado a uma "grande nuvem" de computadores, através da internet. Em sua casa, você precisará apenas de um teclado, um mouse, um monitor e um processador simples e um pouco de memória que suportem o browser. Assim, a idéia de ter um super computador em casa está sendo substituída pela necessidade de mobilidade e portabilidade.
E não importa se você utiliza um celular com tecnologia 3G, um outro computador, ou qualquer outro aparelho, você poderá acessar os seus arquivos e documentos em qualquer lugar, a qualquer hora. Tudo ficará guardado virtualmente, na internet, pairando sobre nós. E mais, os softwares e, até mesmo, os sistemas operacionais também estarão nas nuvens. E a Adobe já deu o primeiro passo nesse sentido e lançou, recentemente, o Photoshop na versão web.
Assim, com toda a informação disponível e armazenada na internet, os computadores vão portar uma configuração mínima, precisarão de menos capacidade e ficarão muito mais baratos. E ainda vão utilizar programas oferecidos pela internet, quase sempre de graça. Seria um passo importante para a inclusão das camadas mais pobres da população no nosso, ainda restrito, mundo digital.
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Computação nas Nuvens
Por Clara Marques Campos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário