quarta-feira, 2 de julho de 2008

Microsoft tenta achar parceiros para comprar o Yahoo!, diz "WSJ"


A Microsoft está conversando com outras empresas de mídia, como a Time Warner e a News Corp, para a formação de um grupo forte, capaz de fazer uma oferta irresistível pelo Yahoo!. A informação é do jornal "Wall Street Journal", que ressalva que as negociações ainda são preliminares.

Os rumores sobre a formação de parcerias para a compra do Yahoo! não são novos nessa negociação, que já se arrasta desde janeiro deste ano. O MySpace, da News Corp, e a AOL, do Grupo Time Warner, já foram citadas como potenciais parceiras da Microsoft na tentativa de compra da empresa de internet.

O "WSJ" afirma que é improvável que a atual negociação sobre o assunto resulte na compra do Yahoo!. Prova disso é que Steve Ballmer, executivo-chefe da Microsoft, convidou Roy Bostock, presidente do conselho do Yahoo!, para uma reunião na última segunda-feira (31).

A intenção era discutir uma nova idéia envolvendo outros parceiros, mas o encontro foi desmarcado pela Microsoft. Para o Yahoo!, isso indica que Ballmer não teve sucesso em achar um novo parceiro para o negócio.

Nesta semana, o Yahoo! deu início a uma ofensiva para mostrar a seus maiores acionistas que merece uma chance de provar que fez a opção ao rejeitar a oferta de US$ 47,5 bilhões da Microsoft.

A decisão irritou muitos acionistas, fazendo com que o megainvestidor Carl Icahn iniciasse uma campanha para substituir a diretoria do Yahoo!, como forma de fazer com que a empresa voltasse a negociar com a Microsoft. Caso consiga o controle do conselho, Icahn pretende substituir o executivo-chefe do Yahoo!, Jerry Yang, um dos fundadores da companhia.

Os acionistas do Yahoo! vão decidir sobre o assunto na reunião anual marcada para 1º de agosto. E, com as ações do Yahoo! valendo pouco mais de R$ 19 --o valor registrado antes da oferta da Microsoft--, a direção da empresa de internet enfrenta ainda mais pressão.

Em resposta, elaborou uma apresentação de 32 páginas para explicar os motivos que levaram a empresa a rejeitar o negócio com a Microsoft. O Yahoo! argumentou que as táticas de negociação da fabricante de software geraram dúvidas sobre a seriedade de sua oferta.

'Icahn está descrevendo incorretamente a maneira pela qual negociamos com a Microsoft', afirma o Yahoo!, em sua apresentação aos investidores. 'Nosso conselho continua a ser o melhor e o mais qualificado grupo para maximizar o valor da empresa para os acionistas do Yahoo'.
A empresa adotou tom semelhante em carta aos acionistas, na semana passada. A mensagem foi uma tentativa de mostrar aos acionistas do Yahoo! que o acordo com o Google, fechado neste mês, é mais atraente do que uma parceria com a Microsoft.

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