sábado, 28 de junho de 2008

Novo Firefox está mais rápido e leve

Folha de S. Paulo

O novo navegador Firefox 3 está mais rápido, com mais ferramentas de segurança, de organização pessoal e de downloads do que seu antecessor (www.firefox.com; grátis; em português).
Uma das mudanças mais visíveis é na organização da navegação. Um índice, que aparece quando o internauta clica em um ícone de pasta, mostra os sites mais visitados e os acessados recentemente. Ou seja, ainda que não marque páginas favoritas, o internauta vai poder voltar facilmente àquelas mais utilizadas de fato.
Ficou mais intuitivo marcar um site como preferido. Basta clicar uma vez na estrela que fica ao lado do endereço do local visitado. Ela é preenchida de amarelo, e o site fica guardado.
Caso o usuário queira colocar detalhes na página marcada, é preciso clicar de novo sobre a estrelinha amarela.
Uma novidade é colocar etiquetas (tags) no endereço virtual. Por exemplo, em um portal sobre culinária indiana, coloque as tags "receita", "Índia" e outras palavras relacionadas.
A barra onde você digita o endereço de uma página serve como um buscador personalizado. Você começa a digitar, e o browser mostra uma lista de resultados baseada em sites favoritos, mais freqüentados, visitados recentemente e tags.
Teste
O navegador está com um bom desempenho para lidar com JavaScript, o que dá um ganho de velocidade em sites como o Gmail. Em um teste feito com o SunSpider JavaScript Benchmark, ele foi 9,26 vezes mais veloz que o Explorer 7.
Na comparação de uso de memória, a Folha abriu dez sites em cada navegador. O Internet Explorer consumiu 2% a mais de RAM em um micro com 2 Gbytes de memória, de acordo com o CPU Meter.
Primeira falha
Poucas horas depois do lançamento, a F-Secure encontrou um problema de segurança no navegador. A falha demanda a interação do internauta com uma página maliciosa para ser explorada. Até o fechamento desta edição, ela não havia sido corrigida.
Outro problema é que, às vezes, os botões de voltar e avançar página somem. Uma solução é clicar com o botão direito sobre a barra onde fica o menu, em Personalizar e em Restaurar as barras padrões.
Milhões em um dia
Uma campanha quer colocar o Firefox 3 no "Guiness" como o software mais baixado em 24 horas. O browser teve 8 milhões de downloads no dia do lançamento. As várias versões do Firefox representam 18,41% do mercado de navegadores, segundo a NetApplications. O Explorer domina esse mercado, com 73,75%

Nenhum comentário: