terça-feira, 1 de abril de 2008

Censura na China

Nós estamos tão acostumados a velocidade com que as informações chegam a nós, sejam através de noticiários televisivos ou da própria internet que será que já paramos para pensar em como deve ser estar em um país onde todo o conteúdo é ferozmente censurado?Li abaixo o texto sobre Cuba e me lembrei de uma reportagem que havia visto no "Jornal do SBT", e que falava sobre a polêmica da censura na China, principalmente agora em época de Olímpiadas e em face de toda a discussão acerca da independência do Tibet. As transmissões ao vivo da TV chinesa ocorrem com alguns segundos de atraso para que os censores possam analisar as imagens.E se o nome da China for mencionado durante a transmissão, ela é interrompida imediatamente e as imagens são substituídas por paisagens!!!
O mesmo ocorre com os domínios da internet. O blog "No Oriente",de Gilberto Scofield, fez uma menção a esse fato, pois ele mesmo está agora censurado para acesso por parte dos habitantes da China. Após ter citado o nome do país em sua página na internet (http://oglobo.globo.com/blogs/gilberto/), onde ele havia postado uma série de artigos criticando das mais diversas formas a atual sede das olimpíadas, ele postou o seguinte comentário: "Meu blog está bloqueado na China. Não sei se é temporário, mas ninguém consegue abri-lo desde ontem. Eu só consigo postar, não consigo ver." - No dia seguinte, o post dele arrematou: "O governo da China está sofisticando seus filtros para a censura de sítios na internet a apenas quatro meses para a abertura das Olimpíadas, passando a incluir agora blogs e sítios específicos de notícias sobre o país em outras línguas que não o inglês. Desde domingo, este blog não é mais acessível de Pequim. Quem clica no blog, vê a mensagem "A página não pode ser exibida", típica de sítios censurados. Todos os outros blogs do Globo Online estão visíveis a partir da China."
Quem puder entrar no blog para dar uma olhadinha nessa postagem, está bem interessante!

Um comentário:

Gabriel Salles Maia disse...

A sociedade ocidental pseudo democrática abomina a ditadura a censura impelindo guerras contra os chamados "eixos do mal", porque será que a China não se enquadra neste perfil?É o poder do mercado...